Revista IBDFAM - Famílias e Sucessões - Edição 00
A discussão de temas polêmicos é a proposta desta edição, que apresenta doutrinas sobre matérias diversas, como “Alimentos compensatórios e divisão dos frutos e rendimentos dos bens comuns: não dá para confundir!” por Maria Berenice Dias e Felipe Matte Russomanno. Maria Regina Fay Azambuja analisa “A interdisciplinaridade e o conteúdo dos laudos: instrumentos para a garantia da proteção da criança vítima de violência sexual”. Luiza Helena Lellis Andrade de Sá Sodero Toledo e Fernanda de Carvalho Lage abordam “A intervenção do IBDFAM como amicus curiae: atuação em defesa da afetividade como cerne de todas as famílias”. Maria Goreth Macedo Valadares trata “Os meus, os seus e os nossos: as famílias mosaico e seus efeitos jurídicos”. Victor Macedo dos Santos aborda “ O abuso do direito nas relações existenciais familiares”.
 
Em Contribuição Estrangeira, Patrícia Karinne de Deus Ciríaco aborda a dignidade humana e sucessão do companheiro, fazendo uma conexão necessária para o grito em apelo à mudança legislativa e tecendo as regras sucessórias pelo mundo. Em Resenha Bibliográfica, Eduardo Ponte Brandão analisa o livro “ A angústia das crianças diante dos desenlaces parentais”, de Lenita Pacheco.
 
Na seção Tese, Marianna Chaves analisa, em sua dissertação de mestrado, o panorama das uniões homoafetivas no Brasil, em Portugal e no mundo, traçando a evolução histórica e jurídica do tema, além de uma exposição de motivos pelos quais a união homoafetiva deve ser legalmente reconhecida.
 
Ainda nesta edição: jurisprudência e acórdãos selecionados, atos normativos e novidades legislativas, noticiário e ementários com decisões inovadoras para o Direito das Famílias e Sucessões.
 
O Conselho Editorial da Revista é composto por grandes autoridades em Direito das Famílias e Sucessões, a saber: Giselda M. F. Novaes Hironaka, Luiz Edson Fachin, Maria Berenice Dias, Paulo Luiz Netto Lôbo, Rodrigo da Cunha Pereira e Rolf Madaleno. O Conselho Científico é composto por Aída Kemelmajer de Carlucci (Argentina) – Cecília Grosman (Argentina), Enrique Varsi Rospigliosi (Peru) – Euclides Oliveira (Brasil), Francesco D. Busnelli (Itália) – Francisco Cahali (Brasil) – Giselle Groeninga (Brasil), Gustavo José Mendes Tepedino (Brasil) – Jorge Duarte Pinheiro (Portugal), Michael R. Will (Suíça) – Paulo Lins e Silva (Brasil) – Sílvio de Salvo Venosa (Brasil), Tânia da Silva Pereira (Brasil) – Zeno Veloso (Brasil). 
 

Eduardo Ponte Brandão

Felipe Matte Russomano

Fernanda de Carvalho Lage

Luiza Helena Lellis Andrade de Sá

Maria Berenice Dias

Maria Goreth Macedo Valadares

Maria Regina Fay Azambuja

Marianna Chaves

Patrícia Karinnede Deus Círíaco

Busca

Copyright © 2017 IBDFAM
Renderizado em 0.0149 segundos